Literatura e pintura abstrata: Água viva de Clarice Lispector

Solange Ribeiro de Oliveira

Resumo


Resumo: O ensaio discute as relações intermidiáticas entre a arte e Água viva, de Clarice Lispector, concluindo pela análise do romance como uma versão literária da pintura abstrata. Descartando referências à realidade ficcional, Água viva elimina quase totalmente narrador, enredo e personagens. Entretanto, preserva resquícios desses elementos do romance tradicional, sinalizando a opção pela abstração a partir da figuração, com remanescentes de formas reconhecíveis de objetos e seres vivos ou imaginários, como em certos quadros de Wassily Kandinsky e de Manabu Mabe. Entretanto, tal como a pintura abstrata, o romance não prescinde de uma organização formal, constituída pelo emprego de imagens recorrentes, sobretudo associadas a elementos aquáticos e a construções sinestésicas. No conjunto, essas estratégias convergem para a retomada da temática existencial constante na obra de Clarice: a busca do it, do neutro, da coisa em si, embuçada sob o véu das aparências.

Palavras-chave: literatura; pintura abstrata; Clarice Lispector; Água viva.

Abstract: The essay discusses the intermedial relations between art and Clarice Lispector’s Água viva, taking the novel as a literary version of abstract painting. Discarding references to the world of fictional reality, the text almost wholly gives up plot and character, as well as the presence of a narrator. However, by preserving remnants of these elements of traditional fiction, it signals the option for a kind of abstraction which keeps vestiges of recognizable objects and living or imaginary beings, as in certain paintings by Wassily Kandinsky and Manabu Mabe. Such as abstract painting, the novel does not do without a formal organization, which consists in the use of recurrent images, usually associated with water and synaesthetic figures. As a whole, these strategies converge to the resumption of existential themes constant in Clarice’s work: the search for it, the neuter, the thing itself, which lurks under the veil of appearances.

Keywords: literature; abstract painting; Clarice Lispector; Água viva.


Palavras-chave


literature; abstract painting; Clarice Lispector; Água viva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.261-276

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