Imagens do escritor e do poeta: em Memórias do subdesenvolvimento e Terra em transe

Jair Tadeu Fonseca

Resumo


Resumo: Este artigo é um estudo comparado entre Terra em Transe, de Glauber Rocha, e Memórias do subdesenvolvimento, de Gutiérrez Alea. Seu objetivo é discutir os significados das figuras do poeta e do escritor em ambos os filmes, considerando seus papéis nas cenas cultural, social e política latino-americana.

Palavras-chave: Glauber Rocha; Gutiérrez Alea; cinema; literatura; cultura latino-americana.

Abstract: This article is a comparative study between Glauber Rocha’s Land in Anguish and Gutiérrez Alea’s Memories of Underdevelopment. It aims to discuss the meanings of the poet’s and writer’s figures in these two films, considering their roles in Latin American cultural, social and political scenes.

Keywords: Gutiérrez Alea; Glauber Rocha; cinema; literature; Latin American culture.


Palavras-chave


Gutiérrez Alea; Glauber Rocha; cinema; literature; Latin American culture.

Texto completo:

PDF

Referências


AHMAD, Aijaz. In Theory: Classes, Nations, Literatures. London: Verso, 1992.

ALEA, Tomás Gutiérrez, DESNOES, Edmundo. Memories of underdevelopment. New Brunswick: Rutgers University Press, 1990.

ALEA, Tomás Gutiérrez. Dialética do espectador. Trad. Itoby Correa. São Paulo: Summus, 1984.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro; metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.

BURTON, Julianne. Memorias del subdesarrollo em tierras del superdesarrollo. In: FORNET, Ambrosio (Org.). Alea – Una retrospectiva crítica. La Habana: Letras Cubanas, 1998.

CUNHA, Euclides. Os sertões (Campanha de Canudos). Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d.].

FERNÁNDEZ, Henry. Diacritics. In: FORNET, Ambrosio (org.). Alea – Una retrospectiva crítica. La Habana: Letras Cubanas, 1998.

GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra; Embrafilme, 1980.

HIROSHIMA, MEU AMOR. Direção de Alain Resnais. Paris, 1958, 91 min., preto-e-branco.

JAMESON, Fredric. Third-World Literature in the Era of Multinational Capitalism. Social Text, Durham, v. 15, p. 65-88, fall 1986.

MEMÓRIAS DO SUBDESENVOLVIMENTO. Direção de Tomás Gutiérrez Alea. La Habana, 1968, 97 min., preto-e-branco.

O DESAFIO. Direção de Paulo César Saraceni. Rio de Janeiro, 1965, 90 min., preto-e-branco.

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO. Direção de Glauber Rocha. Rio de Janeiro, 1969, 95 min., colorido.

OS FUZIS. Direção de Ruy Guerra. Rio de Janeiro, 1963, 120/89 min., preto-e-branco.

OS INCONFIDENTES. Direção de Joaquim Pedro de Andrade. Rio de Janeiro, 1972, 100 min., colorido.

ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra; Embrafilme, 1981.

ROCHA, Glauber. Roteiros do Terceyro Mundo. Organização de Orlando Senna. Rio de Janeiro: Alhambra; Embrafilme, 1985.

SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros ensaios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. p. 27-33: O cinema e Os Fuzis.

TERRA EM TRANSE. Direção de Glauber Rocha. Rio de Janeiro, 1967, 115 min., preto-e-branco.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.8.0.25-33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2001 Jair Tadeu Fonseca



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.