Cinema (quase) sem literatura: nota sobre os “curtas experimentais” de Cao Guimarães

Teodoro Rennó Assunção

Resumo


Resumo: Este breve ensaio visa investigar como se dá, nos “curtas experimentais” de Cao Guimarães, a proposição de um cinema (quase) sem referência à literatura e ao teatro, ou, nos termos de Dziga-Vertov, sem atores, sem personagens, sem diálogos e sem estória. E como o texto e a palavra resistem, com sua sutil presença, à depuração que leva à autonomia formal da imagem.

Palavras-chave: cinema experimental; Cao Guimarães; não-literatura.

Abstract: This brief essay aims at investigating how, in the “experimental short films” of Cao Guimarães, the proposition of a cinema (almost) without a reference functions to the literature and the drama, or, in Dziga-Vertov’s words, without actors, without characters, without dialogues and without story. And how the text and the word resist, with their subtle presence, the purification which leads to the formal autonomy of the image.

Keywords: experimental cinema; Cao Guimarães; non-literature.


Palavras-chave


experimental cinema; Cao Guimarães; non-literature.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.8.0.116-123

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Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

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