A tela de kafka: Imagens tecendo um olhar

Ana Maria Portugal M. Saliba

Resumo


Resumo: A partir das impressões de Kafka frente ao cinema, apresentamos uma leitura da construção de seu romance América, cujo elemento pulsional mais forte concentra-se no olhar: ver/ser visto, aparecer/desaparecer. Pensando o cinema como um patamar de diminuição do real, como narração fugidia, Kafka responde com a escrita.

Palavras-chave: Kafka; pulsão escoptofílica; imaginário; relação cinema/escrita.

Abstract: Starting from Kafka’s impressions on cinema, we intend to analyse Kafka’s novel América, whose strongest instinctive element is concentrated on the eye and its functions: see / be seen; appear / disappear. Thinking about cinema as an art that diminishes the real, as a scaping narrative, Kafka answers by writing.

Keywords: Kafka; scoptophilic instinct; imaginary; relations cinema/writing.


Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Franz Kafka; a propósito do décimo aniversário de sua morte. Obras escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. I.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas. Trad.Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. II.

FREUD, Sigmund. Unsicherheiten und Kritiken (1917). Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1978. v.XI.

FREUD, Sigmund. Trieb und Triebschicksale (1914). 7.Aufl. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1981. v.X.

FREUD, Sigmund. Jenseits der Lustprinzips (1920). 8.Aufl. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 1976. v.XIII.

JANOUCH, Gustav. Conversas com Kafka. Trad. Celina Luz. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1983.

KAFKA, Franz. América. Trad. Torrieri Guimarães. São Paulo: Livraria Exposição do Livro, 1965.

PEÑA-ARDID, Carmen. Literatura y cine; una aproximación comparativa. Madrid: Ediciones Cátedra, 1992.

SOUSA, Francisco Antônio de. Novo dicionário Latino-Português. Porto: Lello & Irmão, 1984.

ZISCHLER, Hans. Kafka va au cinéma. Cahiers du cinéma. Trad. Olivier Mannoni. Paris: Diffusion Seuil, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.8.0.175-185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2001 Ana Maria Portugal M. Saliba



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.