Morte, ressurreição ou superação do romance? / Death, Ressurrection or Enhancement of the Novel?

Fabrício Tavares Moraes

Resumo


Resumo: O presente artigo busca analisar panoramicamente as transformações formais e circunstâncias históricas e culturais que contribuíram ou determinaram as discussões críticas sobre a “morte do romance”, isto é, a saturação do gênero romanesco no contexto das produções literárias moderna e contemporânea. À vista disso, pretende-se explorar se há de fato uma queda ou infertilidade na composição romanesca, ou se existe efetivamente um esforço consciente e deliberado de autores das mais diversas nacionalidades e tradições para uma reformulação da estrutura do romance.
Palavras-chave: romance; contemporaneidade; morte do romance; romance geopolítico; obra-mundo.

Abstract: This paper aims to analyze briefly the formal changes as well as the historical and cultural background which have contributed or determined critical discussions about the “death of the novel”, namely, the exhaustion of this literary genre within the range of modern and contemporary literary compositions. Thence, this analysis aims to explore if there is indeed a downsize or even a lack of creativity in the contemporary literary production, or if there is a deliberate and conscious attempt by authors from different origins and traditions in order to reformulate the structure of the novel.
Keywords: novel; contemporaneity; death of the novel; geopolitical novel; world-system.


Palavras-chave


romance; contemporaneidade; morte do romance; romance geopolítico; obra-mundo

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.61082

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ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

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