Literatura e psicanálise: modos de aproximação

Ram Mandil

Resumo


Resumo: Este artigo procura apresentar alguns modos de aproximação entre Literatura e Psicanálise, a partir de um exame de suas origens na episteme moderna. As relações entre ambas são examinadas a partir da noção de aplicação e, também, de seu encontro no contexto universitário. Considerando-se uma “comunidade de destino” que as une, o artigo procura destacar alguns temas para futuras investigações e que poderão permitir a ambas estarem à altura dos desafios de nossa época.

Palavras-chave: psicanálise; literatura; universidade; J. Lacan; M. Foucault.

Abstract: This paper presents some approach ways between Literature and Psychoanalysis by examining its origins in modern episteme. Their relationship is also studied according the notion of applied psychoanalysis and through their reunion at current university studies. Considering a common destination between them, the article detaches some subjects that may help them to be the height of the challenges of our time.

Keywords: psychoanalysis; literature; poetry; university; J. Lacan, M. Foucault.


Palavras-chave


psicanálise; literatura; universidade; J. Lacan; M. Foucault; psychoanalysis; literature; poetry; university.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980.

BORGES, Jorge Luis. Prólogo. In: BIOY-CASARES, Adolfo. A invenção de Morel. Trad. Vera Neves Pedroso. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MILLER, Jacques-Alain. Um esforço de poesia. Curso do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII, 2003-2004, lição de 13/11/2002 (inédito).




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.12.0.42-48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2005 Ram Mandil



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.