As catábases virgilianas (Geórgicas IV e Eneida VI): omniauincit amor / The Virgilians’ Catabasis (Georgics IV and Aeneid VI): Omniauincit Amor

Heloísa Maria Moraes Moreira Penna

Resumo


Resumo: No livro IV das Geórgicas, em dois painéis narrativos, o pastor Aristeu e o poeta Orfeu realizam uma jornada pessoal em busca de alcançar objetivos distintos e com resultados bem diversos. Um paralelo de opostos pode ser traçado entre os dois heróis, que vai desde a descida a mundos inacessíveis até a subida ad auras superas com resultados antagônicos. Dentro da visão da totalidade e do continuum da obra virgiliana, a viagem transcendental desses dois personagens prenuncia a catábase de Eneias, no livro VI. Pode-se, então, verificar uma oposição entre Eneias e Orfeu e, por outro lado, uma aproximação entre Eneias e Aristeu. As Geórgicas, como obra do meio da carreira do poeta Virgílio, figura o deus de duas faces Jano: olha para o futuro (a Eneida) sem perder de vista o passado (as Bucólicas).

Palavras-chave: catábases; Geórgicas IV; Orfeu; Aristeu; Eneias; Eneida VI.

Abstract: In The Georgics: Book IV, in two parallel narratives, the shepherd Aristeus and the poet Orpheus embark on different personal journeys. In the context of the Virgilian work, the transcendental journey of these two characters foreshadows the catabasis (descent to hell) of Aeneas in The Aeneid: Book VI. Marking the midpoint of Virgil’s career, The Georgics, like the journeys of Aristeus and Orpheus, represents the two-faced god Janus insofar as the work anticipates the production of The Aeneid without losing sight of the past (The Bucolics).

Keywords: catabasis; Georgics IV; Orpheus; Aristeu; Aeneas, Aeneid VI.


Palavras-chave


catábases; Geórgicas IV; Orfeu; Aristeu; Eneias; Eneida VI; catabasis; Georgics IV; Orpheus; Aristeu; Aeneas, Aeneid VI.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.28.3.149-162

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