A beleza da indiferença: reflexões sobre lieratura e artes plásticas a partir de um conto de Virginia Woolf

Alexandre Rodrigues Costa

Resumo


Este texto analisa o conto “Objetos sólidos”, de Virginia Woolf, a partir do diálogo entre literatura e artes plásticas, com o objetivo de perceber como a opacidade dos objetos na obra de arte afeta o entendimento que o sujeito tem de si mesmo e da realidade à sua volta.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Selected Writings 1: 1913-1926. EILAND, Howard; JENNINGS, Michael W. (Ed.). Cambridge, MA, and London: The Belknap Press of Harvard University Press, 2000.

BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Trad. Ana Luiza de Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. 2. ed. Trad. Paulo José Amaral. São Paulo: Perspectiva, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. Prefácio de Stéphane Huchet. São Paulo: Editora 34, 1998.

KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARINETTI, Filippo Tomasso. Pintura futurista: manifesto técnico. (1912.) In: CHIPP, Herschel B. (Org.). Teorias da arte moderna. Trad. Waltensir Dutra et al. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 295.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva, 2002.

RILKE, Rainer Maria. Auguste Rodin. (1907.) Trad. Marion Fleisher. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.

WOOLF, Virginia. Contos completos. Trad. Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.14.2.176-185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2006 Alexandre Rodrigues Costa



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.