Performance e drama: pequenos gestos de reflexão

Leda Maria Martins

Resumo


Resumo: Neste texto sublinhamos a importância e pertinência de utilização dos estudos e teorias da performance como lente epistemológica que oferece um olhar transversal, não excludente, sobre a multicênica face da cena contemporânea.

Palavras-chave: performance; drama; multicena; pós-dramático.

Abstract: In this essay we address performance studies as a field and as an episteme which offer a singular view towards the plurality of the contemporary theatrical scene.

Keywords: performance; drama; multiscenic; post-dramatic.


Palavras-chave


performance; drama; multicena; pós-dramático; multiscenic; post-dramatic.

Texto completo:

PDF

Referências


BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BLAU, Herbert. The eye of play: subversion of the Postmodern. In: ____. Theories of contemporary culture. Bloomington: Indiana University Press, 1987. v. 9. p. xviii.

FERNANDES, Sílvia. Teatros pós-dramáticos. In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008. p 11-30.

FERNANDES, Telma. Vestido de noiva, um texto escrito no espaço. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.

HEUVEL, Michael Vanden. Performing drama/dramatizing performance, alternative theater and the dramatic text. Michigan: The University of Michigan Press, 1993.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LIGIÉRO, Zeca (Ed.). O Percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Estudos da Performance, Rio de Janeiro, UNIRIO, ano 11, n. 12, 2003.

RAMOS, Luiz Fernando. Pós-dramático ou poética da cena? In: GUINSBURG, J.; FERNANDES, Sílvia (Org.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 59-70.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. O Percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Estudos da Performance, UNIRIO, ano 11, n. 12, 2003.

SCHECHNER, Richard. Performance theory. New York/London: Houtledge, 1988.

SCHECHNER, Richard; APPEL, Willa (Ed.). By means of performance, intercultural studies and ritual. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

TAYLOR, Diana. Hacia una definición de performance. O Percevejo, Revista de Teatro, Crítica e Estética. Estudos da Performance, UNIRIO, ano 11, n. 12, 2003a.

TAYLOR, Diana. The archive and the repertoire, performing cultural memory in the Americas. Durham/London: Duke University Press, 2003b.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Hucitec, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.101-109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Leda Maria Martins



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.