A transgressão na fotografia contemporânea: os retratos de Nan Goldin / The transgression in contemporary photography: portraits of Nan Goldin

André Melo Mendes

Resumo


Resumo: Este artigo pretende abordar como a obra de Nan Goldin dialoga criticamente com a tradição de retratos da História da Arte, especialmente com as principais modalidades de representação do indivíduo estabelecidas no século 19, ainda válidas nos dias de hoje. Nas três fotografias da artista analisadas neste artigo é possível perceber esse diálogo tenso e transgressivo. Com essa postura, a artista contribui para o enfraquecimento do discurso hegemônico sobre a mulher, tipificada, quase sempre, como um objeto que serve ao olhar masculino.

Palavras-chave: fotografia contemporânea; Nan Goldin; retrato.

Abstract: This article discusses how the work of Nan Goldin creates a critical dialogue with the tradition of portraits, especially with the main modes of representation of the individual established in the nineteenth century and still valid today. In the three photographs of the artist analyzed in this article, one can see this tense and transgressive dialogue. With this attitude, the artist contributes to the weakening of the hegemonic discourse on women, typified usually as an object that serves the male gaze.

Keywords: contemporary photography; Nan Goldin; portrait.


Palavras-chave


fotografia contemporânea; Nan Goldin; retrato; contemporary photography; portrait.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.45-56

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