Os lugares do vazio: impressões antagônigas nos espaços de Georges Perec e Yves Klein / The Places of the Void: Antagonistic Impressions in the Spaces of Georges Perec and Yves Klein

Manlio de Medeiros Speranzini

Resumo


Resumo: Este trabalho toma o livro Un homme qui dort, de Georges Perec, e o texto “La spécialisation de la sensibilité à l’état matière première em sensibilité picturale stabilisée”, do artista Yves Klein, para explorar as maneiras como esses autores, um pela escrita e o outro pela intervenção em uma galeria de arte, sensibilizam os espaços para revelar o vazio. As ideias de Georges Didi-Huberman, presentes no livro O que vemos, o que nos olha, servem para esclarecer a natureza antagônica do vazio que as duas obras suscitam.

Palavras-chave: Georges Perec; Yves Klein; vazio; espaço; arte contemporânea.

Abstract: This paper takes the book Un homme qui dort, by Georges Perec, and the text “La spécialisation de la sensibilité à l’état matière première en sensibilité picturale stabilisée”, by the artist Yves Klein, to explore the ways in which these authors, one through writing and the other through his intervention in an art gallery, sensitize the spaces to expose the void. The ideas of Georges Didi-Huberman in the book O que vemos, o que nos olha are used to clarify the antagonistic nature of emptiness that the two works raise.

Keywords: Georges Perec; Yves Klein; void; space; contemporary art.


Palavras-chave


Georges Perec; Yves Klein; vazio; espaço; arte contemporânea; void; space; contemporary art.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.31-42

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ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

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