A metamorfose de Medeia na Argonáutica de Apolónio de Rodes / Medea’s Metamorphosis in the Argonautica by Apollonius Rhodius

Ana Alexandra Alves de Sousa

Resumo


Resumo: A bárbara Medeia torna-se progressivamente uma mulher grega na Argonáutica de Apolónio de Rodes. Para esta metamorfose é fundamental a morte de Absirto, pois o jovem ia no encalço dos argonautas na qualidade de tutor legal, άοσσητήρ (4.406), da irmã. Depois da sua morte elimina-se o obstáculo jurídico ao casamento de Medeia e é possível o apoio de Alcínoo. É em Drépano que ficamos a saber que a filha mais nova de Eetes deixou de ser um elemento estranho e uma bárbara aos olhos dos gregos. O juramento pela vida da princesa (4.1055-1057) que os argonautas fazem, de espada em punho, confirma o seu novo estatuto. Mais tarde, diante do gigante de bronze (4.1660-1661), ela surge na sua nova posição, enfatizada pelo gesto de Jasão que lhe dá a mão para atravessar o barco (4.1663). Medeia torna-se, ao mesmo tempo, argonauta e grega, sem nunca dissimular a sua natureza de feiticeira (4.1677). O nosso propósito é, portanto, destacar esta metamorfose, que principia com a morte de Absirto.

Palavras-chave: morte de Absirto; Medeia; metamorfose.

Abstract: The barbarian Medea progressively grows into a Greek woman in Apollonius Rhodius’ Argonautica. Apsyrtus’ death is crucial in this development, for he was pursuing the Argonauts as a legal tutor, άοσσητήρ, of his sister (4.406). With his disappearing, the legal obstacle is surmounted and the couple can finally marry. Alcinoos’ support is therefore possible. In Drepane we realize that the younger daughter of Aeetes is no longer a foreign element and a barbarian. When the Argonauts swear for Medea’s life (4.1055-1057) it is clear she had become a member of the crew. Later, before the iron giant (4.1660-1661) she holds this new position, which is endorsed by Jason’s gesture in driving her by the hand through the boat (4.1663). Medea thus becomes an Argonaut and a Greek woman, although she can never hide her nature as a sorceress (4.1677). Our purpose is to emphasize this metamorphosis, which begins with Apsyrtus’ death.

Keywords: Apsyrtus’s death; Medea; metamorphosis.


Palavras-chave


morte de Absirto; Medeia; metamorfose; Apsyrtus’s death; Medea; metamorphosis.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.73-83

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