A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes / The Temptation of Haikai and the Traumatic Experience of Photography in Roland Barthes

Leda Tenório da Motta, Rodrigo Fontanari

Resumo


Resumo: Este artigo quer fornecer subsídios para um entendimento do conceito barthesiano de punctum. Particularmente atento às referências poéticas, notadamente a do haikai japonês, a que faz apelo à definição de Barthes, busca igualmente assinalar a convergência entre punctum e escritura, deduzindo dela a poeticidade que muitos têm reconhecido na teoria barthesiana da fotografia. Acreditamos que tal enfoque inove as muitas aproximações ao punctum hoje existentes.

Palavras-chave: fotografia; haikai; escritura; Roland Barthes.

Abstract: This article aims to provide support for an understanding of the concept of Barthes’s punctum. Particularly attentive to the poetic references, notably the Japanese haiku, which the definition of Barthes appeals to, this article also search to highlight the convergence between punctum and writing, deducting from it the poeticity that many have recognized in Barthes’ theory of photography. We believe that such an approach innovates the many existing approaches to the punctum.

Keywords: photography; haikai; writing; Roland Barthes.


Palavras-chave


fotografia; haikai; escritura; Roland Barthes; photography; writing.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 9. ed. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

BARTHES, Roland. A preparação do romance. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. I: da vida à obra.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.

BARTHES, Roland. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. 2. ed. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. Vingt mots-clés pour Roland Barthes. In: Oeuvres complètes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. 4, p. 851-875.

COMMENT, Bernard. Roland Barthes, vers le neutre. Paris: Christian Bourgois, 2002.

FOREST, Philippe. Haïku et épiphanie: avec Barthes, du poème au roman. Ebisu (Revue de la Maison Franco-Japonaise de Tokyo), n. 35, Printemps-Eté 2006.

FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

FRANCHETTI, Paulo. Introdução. In: ______ (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. p. 9-65.

GIL, Marie. Roland Barthes: au lieu de la vie. Paris: Flammarion, 2012.

GUITARD, Jacqueline. La photographie ou l’épreuve de l’écriture. 2009. Thèse sous la direction d’Éric Marty, UFR Histoire et Sémiologie du texte et de l’image. Université de Paris VII – Denis Diderot, 2009.

ISHIDA, Hidetaka. L’écriture japonaise de Roland Barthes. In: BOUGNOUX, Daniel (Dir.). Empreintes de Roland Barthes. Nantes: Cécile Defaut / INA, 2009. p. 85-95.

HYPOTYPOSE. In: LITTRÉ, Émile. Dictionnaire de la langue française. 2. éd. rev. et aug. Disponível em: http://www.littre.org/definition/hypotypose. Acesso em: 3 abr. 2014.

MARTY, Éric. Présentation. In: BARTHES, Roland. Oeuvres completes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. IV. p. 9-22.

MUNIER, Roger. Haïku. Paris: Fayard, 1978.

RAYE, Alain. Le Robert. Dictionnaire Historique de la langue française. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1992. 3 v.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Leda Tenório da Motta, Rodrigo Fontanari



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.