O arquivo de Didier: autobiografia, humanitarismo e imagem em Le Photographe / Didier’s Archive: Autobiography, Humanitarianism, and Image in Le Photographe

Daniela Palma

Resumo


Resumo: A produção de um discurso humanitário e pacifista de cunho autobiográfico em narrativas contemporâneas é discutida a partir da leitura do romance gráfico Le Photographe (Guibert, Lefèvre, Lemercier). São ressaltados na análise a combinação de mídias e os procedimentos de montagem na formatação da narrativa, bem como as dinâmicas da autoria coletiva no processo de produção/criação. O personagem-narrador experiencia a guerra no Afeganistão pela fotografia, ao acompanhar uma caravana de ajuda médico-humanitária da organização Médicins Sans Frontières. O arquivo de imagens do fotógrafo e suas memórias orais são a base do tecido narrativo, uma mescla de relato autobiográfico, fotojornalismo, literatura e quadrinho. Nessa fusão, há a exposição da materialidade da destruição pela guerra e, ao mesmo tempo, o testemunho das experiências de desestabilização interior do personagem.

Palavras-chave: romance gráfico; intermidialidade; narrativa humanitária; relato autobiográfico; fotografia de guerra.

Abstract: Production of an humanitarian and pacifist discourse is discussed on an interpretation of the autobiographical graphic novel Le Photographe (Guibert, Lefèvre, Lemercier). In the analysis of narrative, media combination and montage proceedings are highlighted, as well as the dinamics of collective authorship in the creative process. The character-narrator accompanies a medical-aid mission of Médicins Sans Frontières in Afghanistan and experiences the war through his own photography. Didier’s photo-archive and oral memories are sources of threads that weave the narrative fabric – a mixing of autobiography, photojournalism, literature, and comics. In this merger, the narrative exposes materiality of war destruction and a testimony of the character’s own desestabilization.

Keywords: graphic novel; intermediality; humanitarian narrative; autobiography, war photography.


Palavras-chave


graphic novel; intermediality; humanitarian narrative; autobiography, war photography.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BOUCHET-SAULNIER, Françoise. Dicionário prático do Direito Humanitário. Trad. Elsa Pereira. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

BURNIER, Michel-Antoine. Humanitaire. In: WARESQUIEL, Emmanuel de (Dir.). Le siècle rebelle: dictionnaire de la contestation au XXe siècle. Paris: Larousse-Bordas/HER, 1999.

CORTRIGHT, David. Peace: a history of moviments and ideas. Nova York: Cambridge University Press, 2008.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. Claudia Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.

DERRIDA, Jacques. Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade. Trad. Antonio Romane. São Paulo: Escuta, 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Images malgré tout. Paris: Minuit, 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La invención de la histeria: Charcot y la iconografia de la Salpêtrière. Trad. Tania Arias y Rafael Jackson. Madrid: Cátedra, 2007.

FREUD, Sigmund. Por que a Guerra? (Carta a Einstein, 1932). In: ______. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à Psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUND, Gisèle. Fotografia e sociedade. Trad. Pedro Miguel Frade. Lisboa (Portugal): Vega, 1995.

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: ______. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. F. Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-179.

GUIBERT; LEFÈVRE; LEMERCIER. Le photographe. Belgium: Dupuis (Aire Libre), 2003-2006. Tomes 1, 2, 3.

GUIBERT; LEFÈVRE; LEMERCIER. O fotógrafo. Uma história no Afeganistão. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Conrad, 2008-2010. V. 1, 2, 3.

HORSTKOTTE, Silke; PEDRI, Nancy. Focalization in graphic narrative. Narrative, Ohio State University, v. 19, n. 3, p. 330-357, oct. 2011.

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

KRAUSS, Rosalind. Corpus delicti. In: O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2012.

LAQUEUR, Thomas W. Corpos, detalhes e a narrativa humanitária. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova história cultural. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1992. .

LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique. Paris: Seuil, 1975.

LEJEUNE, Philippe. Je est un autre. Paris: Seuil, 1980.

LEJEUNE, Philippe. L’autobiographie en France. Paris: Armand Colin, 1971.

MOYN, Samuel. The last utopia: human rights in history. Cambrigde: Harvard University Press, 2012.

NOUZEILLES, Gabriela. Ficciones somáticas: naturalismo, nacionalismo y políticas médicas del cuerpo (Argentina 1880-1910). Rosario: B. Viterbo/Estudios Culturales, 2000.

PEDRI, Nancy. When photographs aren’t quite enough: reflections on photography and cartooning in Le photographe. ImageTexT: Interdisciplinary Comics Studies, Dept of English, University of Florida, v. 6, n.1, p. 1-18, 2011. 

RAJEWSKY, Irina O. Border talks: the problematic status of media borders in the current debate about intermidality. In: ELLESTRÖM, Lars. Media borders, multimodality and intermidiality. London: Palgrave Macmillan, 2011. p. 51-68.

SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. Trad. Rubia Prates Goldoni e Sérgio Molina. São Paulo: Edusp, 2005.

SOLOMON-GODEAU, Abgail. Photography at the dock. Minneapolis (USA): University of Minnesota Press, 1991.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.25.3.181-204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Daniela Palma



Aletria: Revista de Estudos de Literatura
ISSN 1679-3749 (impressa) / ISSN 2317-2096 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.