A relação do sono-aprendizagem e as novas tecnologias de informação e comunicação: um desafio na educação dos adolescentes
Resumo
Os seres humanos apresentam ritmos biológicos dentro das 24 horas do dia, sendo um dos mais importantes, o ciclo sono-vigília, influído externamente por sincronizadores como as normas e hábitos sociais. O sono supre importantes necessidades dentro da regulação e equilíbrio de diversas funções biológicas e sociais humanas, entre elas o processo da aprendizagem;
igualmente, seus requerimentos mudam com características específicas em cada faixa etária; é assim que na adolescência ocorrem câmbios fisiológicos e sociais que produzem nela uma preferência por dormir tarde e acordar tarde, condição última que não é possível nos dias escolares nem nos fins de semana com o início das saídas noturnas, somando horas não dormidas, que geram um débito e uma privação crônica de sono, com consequências como a sonolência diurna excessiva, alterações na atenção, na consolidação da memória, na concentração, no raciocínio e nas habilidades psicomotoras, com repercussões no rendimento acadêmico do estudante. Na sociedade atual, um sincronizador externo de grande relevância é o das novas tecnologias de informação e comunicação que constituem um fator mediador da socialização, entretenimento e ferramenta escolar nos adolescentes, sendo também uma das causas principais das alterações de sono, além de seus hábitos ruins, em especial pela subvaloração da importância do sono. Assim, as famílias e educadores tem o desafio de gerar consciência crítica racional dopapel e da importância do sono.
Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/111
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)