Uma reflexão da formação docente frente aos desafios da atualidade no âmbito da EAD

Marcela Vieira Coimbra, Liz Daiana Tito Azeredo da Silva

Resumo


O presente estudo tem como objetivo promover uma breve reflexão sobre a formação de professores e tutores, na educação à distância, entrelaçando a linguagem e comunicação utilizada nessa modalidade de educação. O intuito é repensar nesses fatores como facilitadores de uma aprendizagem significativa. Com o avanço da tecnologia podemos desfrutar novas formas de interação através da cibercultura; sendo assim, no campo educacional, podemos gozar da educação à distância de forma a quebrar as barreiras do tempo e espaço e oferecer, para àqueles que não tiveram a oportunidade de estudar. Nos últimos anos, com o avanço das tecnologias, vem se formando uma nova cultura na sociedade, trazendo novas necessidades, sendo estas indispensáveis para muitos profissionais. Um dos fatores primordiais para esta pesquisa foi repensar na formação docente voltada para esta modalidade de educação, visto que para se ter uma aprendizagem mais significativa, além de alunos mais responsáveis e comprometidos é imprescindível que também tenhamos professores preparados e eficazes no ato de ensinar. Buscamos, portanto, refletir sobre estes fatores tão importantes no ensino da EAD. Para fundamentação, o estudo baseou-se nas revisões teóricas, como MARTELOTTA (2009), BAGNO (2014), CARVALHO (2007) dentre outros abordados durante o estudo. Procuramos trazer a luz essa reflexão com o intuito de somar com trabalhos e pesquisas, orientando, analisando, evidenciando e explicitando uma boa formação docente no âmbito da EAD, a linguagem utilizada nela e as práticas pedagógicas realizadas nessa modalidade educacional, visando reunir esses conhecimentos e apresentar questões e soluções referentes aos desafios da atualidade. 

 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/136



Palavras-chave


Formação Docente; Linguagem; EAD

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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