RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA MULTILETRAMENTOS
Resumo
Nosso objetivo é apresentar o ambiente digital criado para o projeto de pesquisa “Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), discutindo seu movimento de ampliação em relação ao projeto anterior, o Português Livre. Apresentam-se uma discussão sobre algumas modificações propostas, um exemplo de Recurso Educacional Aberto (REA) do site e alguns desafios para os próximos passos do projeto. Fundamentamos nossa abordagem de multiletramentos em Rojo (2010) e na proposta de REA como filosofia de cultura livre. Observa-se, por exemplo, pelas discussões que é possível criar recursos que auxiliam a formação leitura e escritora dos licenciandos, mas o papel mediador do professor continua sendo essencial para que essa prática se realize de forma mais formativa e dinâmica.
Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Pereira
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMIEL, T. Educação aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.
PEREIRA, D. R. M.; LEAL, K., MATTE, A. C. F. Texto Livre: práticas de ensino-aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD). Volume 14, 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017.
PEREIRA, D. R. M.; CÉSAR, D. R.; MATTE, A. C. F. Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 41, n. 71, p. 13-26, maio/ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017.
ROJO, R. H. R. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane Helena Rodrigues (Coord.). Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 15-36. (Coleção Explorando o Ensino; v. 19).
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)