MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
RESUMO: O presente trabalho objetiva refletir sobre a relevância dos mapas conceituais digitais ao processo de ensino e aprendizagem, de modo a analisar diferentes formas de aplicar esta ferramenta para construção do conhecimento. Dessa forma, metodologicamente este trabalho constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores que se ocupam com o estudo da temática, sendo que inicialmente far-se-á uma análise sobre o conceito e utilização dos mapas conceituais digitais. Para após, conhecer algumas das ferramentas facilitadoras na construção de mapas digitais, bem como o seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que os mapas conceituais digitais são relevantes, pois permitem o desenvolvimento da criatividade e competências, identificação de problemas e, principalmente, impulsionam a aprendizagem de forma dinâmica, facilitando a transformação e produção do conhecimento por parte do estudante.
Link da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4339
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AUSUBEL, D.P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton,1963.
FORTE, L. T. Mapa Conceitual: Um instrumento para formação docente de professores que trabalham com a escolarização no hospital para uma prática inovadora, 2009. Disponível em:
http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php?codAcervo=255197.5 Acesso em: 28 fev. 2017.
GARCIA, F.W. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Educação a distância, v.3, n.1, p.25-48, 2013.
MAYER, S. F. Inovação metodológica na sala de aula com o uso de mapas conceituais no ensino superior, 2013. Disponível em:
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_0fec7e2e760dc3e7a3770bc4ed197061Acesso em: 28 fev. 2017.
NOVAK, Joseph. Aprender, criar e utilizar o conhecimento. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
OKADA, Alexandra. O que é Cartografia Cognitiva e por que mapear redes de conhecimento? In:___ (org.) Cartografia Cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. Cuiabá: KCM, 2008.
SANTOS H. C. F; COSTA, K. C. Mapas Conceituais: estruturas, habilidades e ferramentas, 2011.
Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/07/Art3-ano3-vol-4-julho2011.pdf. Acesso em: 01 mar. 2017.
SILVA, M. R. O Mapa Conceitual na Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem na Odontologia, 2013. Disponível em:
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_d73b9fe55bf2f7df073a9a10a8a02d5e. Acesso em: 28 fev. 2017.
SOUZA, G. S. Mapas Conceituais nos cursos de formação de professores da UFS, 2010. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS_68dc2256cffacdbbc3c42e53c1bb26b4. Acesso em: 17 mar. 2017.
TAKEUCHI, M Y. Estudo do uso de mapa conceitual na promoção de aprendizagem significativa de conteúdo de neurociência na graduação, 2009. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_e1094443e7527e8287b5eb3c83b6f7be. Acesso em: 28 fev. 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)