A BLOGOSFERA ESCOLAR: EXPLORANDO OS BLOGS INSTITUCIONAIS PRODUZIDOS POR ESCOLAS CEARENSES
Resumo
O surgimento dos weblogs gerou intensas discursões acerca da escrita na internet, desde as afirmações de que eles seriam diários online até as mais recentes pesquisas sobre a blogosfera e a formação de redes virtuais de escritores/leitores. Nesse contexto, pretendemos averiguar como as instituições escolares têm se valido dessa importante ferramenta de fácil manipulação e circulação, observando as postagens de blogs de escolas públicas cearenses. Os blogs foram categorizados quanto aos seus objetivos, autoria, gêneros textuais e conteúdos temáticos publicados e interação entre autores e leitores. A partir dessa exploração inicial, foi possível identificar que em um único espaço de escrita ocorrem diversas formas de manifestação, variáveis de acordo com os interesses do(s) autor(es) e a interação com os leitores. Esperamos, com esse estudo, avançar na compreensão da dinâmica de utilização dos blogs na esfera educacional e suas implicações pedagógico-sociais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)