MULHER E CENSURA EM REDE: DIZERES E SILENCIAMENTOS NA POLÊMICA DOS COMERCIAIS DA HOPE INSCRITOS NO YOUTUBE
Resumo
Com esta pesquisa, buscamos analisar os efeitos de sentido da/na polêmica dos comerciais televisivos da empresa de lingeries Hope com a modelo brasileira Gisele Bündchen. Embora tenham sido vetados na televisão pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, ligada ao governo federal, a propaganda foi veiculada no site YouTube e ali sentidos sobre o que significa ser mulher, ser sensual e ser brasileira foram discursivizados na rede eletrônica, fazendo falar uma posição do sujeito-navegador (da Web) que difere do sujeito-telespectador. Para compreender tal polêmica e suas condições de produção, evocamos a teoria da Análise do Discurso (AD) francesa, de filiação pecheutiana, principalmente com o conceito de silêncio e seus desdobramentos (ORLANDI, 2007), para verificar como são ditos (ou silenciados) – nas materialidades verbal e não-verbal – os sentidos sobre a mulher brasileira, sua sensualidade e a mercantilização de seu corpo no YouTube
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)