PERSONALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E DISCURSO: APONTAMENTOS INICIAIS

Daiana Oliveira Faria, Lucília Maria Sousa Romão

Resumo


Pauta-se na premissa de haver algum deslocamento na dinâmica da Internet, que antes se apresentava com a pretensa ilusão do tudo para todos (FARIA; ROMÃO, 2012) e agora parece centrar-se no “eu”, a fim de impor-lhe um recorte do todo. Recorte esse possibilitado pelos recursos de personalização de conteúdo que filtram as informações e mostram para o usuário apenas o que tais recursos analisaram como de interesse para esse usuário, ou seja, não é o usuário que escolhe o que lhe interessa, mas a tecnologia (PARISER, 2012). Diante disso e tendo em vista que trata-se de um projeto de pesquisa, objetivar-se-á observar se e como tais condições de produção, anotando que essas compreendem os sujeitos e a situação no seio da história, têm o potencial de determinar a captura do sujeito e impor-lhe um movimento de inscrição. Infere-se que, com tal implicação no funcionamento da linguagem, os recursos de personalização são capazes de propor formas de nomeação ao sujeito, que é inscrito pela máquina desde o momento em que ela lhe atribui um número (endereço IP) até o momento em que os conteúdos direcionados lhes aparecem na tela. Diante disso, com base no quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa, sobretudo a partir dos trabalhos de Michel Pêcheux, observar-se-á como, pelo processo de interpelação ideológica, a Internet determina inscrições do sujeito através dos recursos de personalização cada vez mais usados nesse espaço. Contudo, este trabalho almeja a elaboração de uma fundamentação teórica em torno do discurso perpassado pela tecnologia.

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Palavras-chave


Discurso; Google; Personalização de Conteúdos

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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