O USO DE FÓRUNS DE DISCUSSÃO PARA A CO-CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Resumo
Partindo de uma visão Sistêmico-Funcional da linguagem (Halliday e Hasan, 1989), esta comunicação enfoca o uso de fóruns de discussão como espaço para a co-construção de conhecimento. Para tanto, analisamos 238 postagens de treze participantes em um curso para professores de idiomas, mapeando a natureza das ações sociais (variável Campo) nelas realizadas. Os dados indicam que apenas uma minoria das postagens (35%) tem como propósito fazer algum tipo de reflexão e/ ou discussão sobre as leituras teóricas do curso, ação identificada neste estudo como Campo 3. As demais realizam outras ações tais como a preservação de face e a manutenção do tecido social (Campo 5), ajuda aos colegas (Campo 4), ou compartilhamento de impressões sobre o curso (Campo 2). Notamos, também, que 63% das ocorrências de Campo 3 estão em postagens que realizam mais de uma ação social ao mesmo tempo, o que pode dividir a atenção do participante na hora de dar continuidade à discussão. Além disso, funções discursivas que convidam o interlocutor a se engajar nas conversas nos fóruns, tais como perguntar (requerer informação) e questionar (levantar questões para discussão), estão presentes em apenas 10% das postagens no referido Campo. Essas evidências apontam para uma possível necessidade de revisão da prática docente no que tange a condução de tarefas de reflexão nos fóruns de discussão, muito comuns em cursos on-line.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)