AS REDES SOCIAIS E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Jefferson de Oliveira Balduino, Karine Lôbo Castelano, Jame de Oliveira Balduino

Resumo


Este estudo trata-se de um projeto de pesquisa em andamento  que busca  garantir um  espaço  de  reflexão  e  ação  com  base  nas  principais  características  das  redes  sociais: interação,  colaboração  e  conhecimento,  quando  observadas  no  processo  de ensino/aprendizagem.  Nosso  objetivo  é  aplicar  os  métodos  de  aprendizagem,  integrando  a tecnologia, a ciência e o conhecimento teórico com a prática dos alunos dos  Cursos Técnicos do  Instituto  Federal  Fluminense  (IFF)  –  Campus  Itaperuna.  Para  atingir  os  objetivos  desta pesquisa, além de se estudar as tecnologias de informação e comunicação (TICs), também será necessário  pesquisar as várias redes sociais voltadas para a  educação  a fim de  saber qual poderia se  enquadrar  melhor  no  que  diz  respeito  aos  seguintes  quesitos:  ensino,  aprendizagem, conectividade e conhecimento.  A partir do levantamento bibliográfico realizado e  da práticados educandos, acreditamos  que estes  poderão  conhecer,  além do conteúdo técnico, conceitos relacionados  à  gestão  de  equipe,  liderança,  responsabilidade,  ética,  criando  habilidades  e capacidades  importantes  para  o  aprendizado  do  aluno,  com  o  intuito  de  colaborar  com  o processo de construção do conhecimento.PALAVRAS-CHAVE:  Comunicação.

Palavras-chave


Comunicação; Ambiente de colaboração; Aprendizagem; Conectividade; Conhecimento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.