EVASÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EAD: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Mônica Mota Tassigny, Maria Aparecida da Silva

Resumo


O estudo objetiva analisar percepções sobre evasão escolar por parte de profissionais de umainstituição de ensino superior do Ceará. Para o estudo de campo, a abordagem metodológicautilizada foi o estudo de caso, com suporte em dados obtidos por meio de nove entrevistassemiestruturadas, pesquisa e consultas a documentos organizacionais. A interpretação dosdados foi efetuada com base na elaboração das seguintes categorias: Concepções sobreevasão; Justificativas para a evasão; Levantamento sobre evasão. O tutor emerge como oprofissional de maior impacto para a garantia de permanência do aluno, em virtude da suaposição no sistema de EaD que garante maior contato direto com o estudante. Comocontribuição o estudo pode discussões em torno de processos decisórios relativos aoenfrentamento da evasão na EaD.

Palavras-chave


Evasão Escolar; Instituição de Ensino Superior; Concepções.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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