RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM EAD: PRÉ-CONSTRUÍDOS EM DISCURSOS DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Tendo em vista o aumento da procura por cursos na modalidade a distância e, consequentemente, da demanda por professores com qualificação para atuar nessa modalidade, temos por objetivo observar as identidades que se materializam no discurso de professores do curso de Especialização em Língua Inglesa oferecido pela Rede São Paulo de Formação de Docente (REDEFOR), ao falarem sobre a relação professor-aluno na educação a distância. Com base nos discursos produzidos, utilizamos o conceito de pré-construído, postulado por Michel Pêcheux, para compreender e analisar como ocorre o processo de construção de identidades desses profissionais. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em arquivo de áudio e, posteriormente, transcritos e analisados. Por meio das análises, pudemos observar que o pré-construído de que em EAD a relação professor-aluno é distante, fria, se materializou no discurso da maioria dos professores entrevistados, demonstrando uma expectativa, por parte dos professores, de se ter um relacionamento igual ou semelhante ao que ele tem com os alunos na modalidade presencial.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)