INTEGRAÇÃO DAS TIC COMO RECURSO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE E/LE: REALIDADES, POSSIBILIDADES E BARREIRAS
Resumo
Nas últimas décadas, muito se fala de globalização e acesso a internet e como as TIC podem facilitar o ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras e várias áreas do conhecimento. Diante desse contexto, cabe apontar a importância da utilização de alguns recursos tecnológicos na educação e sua integração nesse processo levando aos aprendizes uma motivação, tida como ferramenta para dinamizar as aulas e potencializar a aprendizagem. Este artigo pretende discutir como as TIC posibilitam a integração no processo de ensino-aprendizagem de E/LE, as realidades, possibilidades e barreiras encontradas ao longo do percurso. Considerando que os alunos e professores são adeptos ao uso das novas tecnologias e mídias sociais, entendemos que o professor precisa adequar suas práticas à nova realidade. Para isso, como objetivo geral iremos investigar as barreiras encontradas por professores para a integração das novas tecnologias no contexto escolar tecnológico. Como objetivos específicos, verificar as realidades e práticas de professores de E/LE, além de traçar um panorama sobre as possiblidades encontradas para a inclusão das TIC em sala de aula. Para tanto, fazemos um breve levantamento bibliográfico e histórico com base nos aportes teóricos de Kenski (2003, 2006, 2007), Lévy (2004), Teixeira (2010), PCN (1999) e OCEM (2001). O trabalho segue em curso; dessa forma, ainda não há dados conclusivos.
Palavras-chave: TIC e ensino, Recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem de E/LE, Integração e tecnologia na educação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)