A ESCRITA EM SUPORTES DIFERENTES: FOLHA DE PAPEL E CELULAR

Edneia Aparecida Bernardineli Bernini

Resumo


Mesmo ouvindo-se um discurso de que os alunos não leem, nem escrevem, podemos observar que as leituras e escritas que fazem é que são diferentes daquelas esperadas, principalmente, por professores. Pensando nisso e motivada por algumas vozes de alunos sobre o uso do celular na escola, organizamos uma atividade com este equipamento eletrônico. Num primeiro momento foi proposto aos alunos que produzissem uma mensagem qualquer pelo celular e enviassem a um amigo; depois, produzissem uma mensagem seguindo um comando pela professora.  Num segundo momento, foi proposto que eles reescrevessem a mesma mensagem, agora em outro suporte, folha de papel. Na sequência foi pedido para que os alunos analisassem a própria escrita, mediante conhecimentos linguísticos, e justificassem a diferença de escrita entre esses suportes. O objetivo foi que observassem as várias possibilidades da língua e a diferença de suas escritas conforme suportes diferentes, além de analisar o próprio domínio (ou não) da linguagem. Pudemos observar que o celular pode ser um recurso aproveitável em sala, tanto para comunicação entre os alunos – avisar de atividades desenvolvidas em sala para um aluno que tenha faltado, por exemplo; como para a produção escrita.

Palavras-chave


Escrita; Reescrita; Análise linguística; Celular.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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