TECNOLOGIAS ENQUANTO LINGUAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DAS NOVAS LINGUAGENS EM SALA DE AULA

FRANCIELLE VARGAS

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar e compreender o advento do ciberespaço e da cibercultura na perspectiva das mudanças paradigmáticas sociais, lingüísticas, no âmbito da escola. Optou-se pela pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, seguido do relato de experiência sobre o uso das tecnologias em projetos educacionais. A criação deste “novo” espaço que emerge a partir da Internet cria também novas linguagens que são constitutivas deste espaço virtual. O argumento deste artigo fundamenta-se na percepção em que os habitantes deste novo espaço virtual sejam eles nativos, imigrantes, navegantes ou “atualizantes” passem pelo processo de apropriação destas novas e múltiplas linguagens tecnológica, num movimento de multiletramento digital. Este processo é fundamental para a  formação de protagonistas, críticos e ativos neste espaço e que tenha capacidade de compreender o contexto econômico e político, as quais essas novas tecnológicas estão inseridas a fim de transpô-los do papel de meros “participantes passivos” do ciberespaço, convidando-os a construir colaborativamente redes de saberes. Entender as hipermodalidade das linguagens tecnológicas e a seu alcance as juventudes é outro argumento deste artigo. Pensar essas novas linguagens tecnológicas enquanto metodologia em sala de aula num processo de ensino e aprendizagem que é atrativa as juventudes e promove que estes/as jovens atribuam sentido à escola.


Palavras-chave


Tecnologias da Informação; Ciberespaço e Cibercultura; Educação; Linguagem. Multiletramento digital.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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