ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS GAMIFICADOS
Resumo
A aprendizagem baseada em games se consolida cada v ez mais no cenário educacional brasileiro. Ainda com certas limitações, o ensino de idiomas vem ocupando novos espaços além das salas de aulas das escolas e cursos especializados de idiomas. Os tablets e smatphones vêm se tornando campo de mediação fértil para quem deseja estudar uma língua estrangeira. Nesse sentido, o presente estudo1busca discutir a aplicação do conceito de gamificação no ensino de idiomas. Segundo a literatura dessa área os elementos de games envolvidos nesse processo de construção do conhecimento linguístico estão fundamentados numa mudança de comportamento dos estudantes. Os jogos provocam no aprendiz uma sensação de diversão, propiciando um ambiente agradável para a aprendizagem.A partir desse sistema gamificado, três elementos são considerados: motivação, habilidade e a aprendizagem. Uma análise preliminar atesta que os recursos disponíveis em ambientes deensino de línguas online são fáceis de serem acessados pelos estudantes. E os elementos de jogos como os pontos, medalhas e rankings os mantêm envolvidos nas atividades de aprendizagem como num jogo de videogame onde os desafios são constantes.
Palavras-chave
Ensino; Línguas; Gamificação
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)
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