CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO UCA NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente estudo busca investigar o modo como o projeto UCA (Um computador por aluno) é aplicado em uma escola de Ensino Fundamental, no Rio Grande do Sul. A preocupação inicial é que mesmo as escolas estando mais bem instrumentalizadas com recursos tecnológicos, os projetos com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, doravante TICs, tais como o netbook, o processo educacional ainda carece de capacitação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta uma análise descritiva das práticas pedagógicas mediadas por computador no contexto escolar, baseada num estudo de caso com estudante do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Bagé-RS. Os dados mostram que poucos professores usam efetivamente os netbooks, estando as pesquisas na internet como um dos poucos recursos utilizados para a construção de conhecimento dos alunos. A escola investigada tem um profissional especializado em informática e um laboratório bem equipado e ainda sim os professores não exploram os recursos disponíveis no equipamento.
Palavras-chave
Projeto UCA; Netbook; Software Livre
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.