CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO UCA NA EDUCAÇÃO

Gerson Bruno Forgiarini de Quadros, Jenyffer Renata Ribeiro dos Santos

Resumo


O  presente  estudo  busca  investigar  o  modo  como  o  projeto  UCA  (Um computador por aluno) é aplicado em uma escola de Ensino Fundamental, no Rio Grande do Sul. A preocupação inicial é que mesmo as escolas estando mais bem instrumentalizadas com recursos tecnológicos, os projetos com o uso de Tecnologias de  Informação e Comunicação, doravante  TICs,  tais  como  o  netbook,  o  processo  educacional  ainda  carece  de  capacitação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, apresenta uma análise descritiva das práticas pedagógicas mediadas por computador no contexto escolar, baseada num estudo de caso com estudante do 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola na cidade de Bagé-RS. Os dados mostram que poucos professores usam efetivamente os netbooks, estando as pesquisas na internet como um dos  poucos  recursos  utilizados  para  a  construção  de  conhecimento  dos  alunos.  A  escola investigada tem um profissional especializado em informática e um laboratório bem equipado e ainda sim os professores não exploram os recursos disponíveis no equipamento.

Palavras-chave


Projeto UCA; Netbook; Software Livre

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.