INCLUSÃO ESCOLAR PARA CEGOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE

Thiago Marques Zanon Jacomino, Andressa Teixeira Pedrosa Zanon

Resumo


A inclusão de alunos com deficiência na escola tem sido um desafio constante para os profissionais que atuam nessas instituições. Pensando nisto, a presente pesquisa teve como objetivo estudar o uso de tecnologias como ferramentas de acessibilidade, especificamente o sistema DOSVOX, como forma a diminuir barreiras e propiciar a educação eficaz para alunos com deficiência visual. O DOSVOX é um sistema para computadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, utilizando-se padrões internacionais de computação. Possui grande impacto social para deficientes visuais, abrindo perspectiva em se tratando de trabalho e comunicação. Para atingir o objetivo proposto, verificamos a legislação que rege a inclusão desses alunos na escola e percebemos que muitas vezes a inclusão se dá apenas na inserção física destes educandos na escola regular, deixando a desejar ainda no seu efetivo aprendizado. Na sequência, observamos as potencialidades do DOSVOX para facilitar a interação dos alunos com deficiência visual e o ambiente escolar, nas mais variadas disciplinas. Percebemos que o uso do sistema no ambiente escolar pode ser um diferencial na comunicação e interação dos discentes com a referida necessidade especial. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e utiliza, principalmente, os preceitos de Borges (2009).


Palavras-chave


Inclusão; Educação; Tecnologia; Software; Deficiência

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.