GEOMETRIA ANALÍTICA COM USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Francisco Jeovane Nascimento, Neiva Daiane Cordeiro Gomes, Eliziane Rocha Castro

Resumo


O presente trabalho expõe de que forma a modelagem em educação matemática, através do uso de softwares, pode contribuir no atrelamento entre o conhecimento teórico e sua exemplificação prática no âmbito do ensino da Geometria Analítica. Compreende-se que em uma sociedade marcada pelos constantes avanços científicos e tecnológicos, as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) podem se constituir em um importante elemento para o trabalho do professor na perspectiva do conhecimento curricular qualificado, fator relevante na busca pela inclusão e promoção social. Os resultados obtidos reforçam que a Matemática é uma ciência dinâmica, atuante e presente em nosso cotidiano, remetendo a importância do conhecimento qualificado como fator relevante na busca pela efetivação da aprendizagem. Portanto, é necessária a superação de paradigmas antiquados que permeiam as práticas docentes, não refletindo as necessidades do contexto contemporâneo.

Palavras-chave


Geometria Analítica. Geogebra. Modelagem. Contexto Escolar. Aprendizagem Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.