A coleção – um gesto poético: uma leitura benjaminiana sobre o colecionismo

Constance von Krüger

Resumo


Este artigo corresponde a um recorte temático acerca dos escritos de Walter Benjamin sobre a figura do colecionador (a saber: no texto intitulado “Desempacotando minha biblioteca: Um discurso sobre o colecionador”), em que se pretende apresentar uma hipótese sobre o fato de o colecionismo ter um aspecto liminar e fetichista. Ressalte-se ainda a tentativa de aproximar – em forma de proposição não assertiva, ou sugestão – as figuras do colecionador e do poeta, e de que forma suas obras (a coleção e “a” poesia) seriam resultantes de um mesmo processo de rompimento em relação aos padrões mercadológicos; ambos escapariam, de maneira análoga e sutil, do ciclo rígido do capital.


Palavras-chave


colecionador; fetichismo; limiar

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Estâncias – a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradução de Selvino José Assmann. 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

BAUDELAIRE, Charles. O vinho dos trapeiros. In: ______. As Flores do Mal. Tradução, introdução e notas: Ivan Junqueira. Edição especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras escolhidas III).

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca: Um discurso sobre o colecionador. In: ______. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987. BENJAMIN, Walter.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Edição e tradução de João Barrento. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.1.8.71-78

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.