As filhas da Caducidade: a moda e a morte

Lucia Aparecida Felisberto Santiago

Resumo


Este texto tem como objeto de estudo as cenas finais do filme O bebê santo de Mâcon, do diretor inglês Peter Greenaway. Nosso olhar se fixa nos acontecimentos ligados ao corpo, às vestes do pequeno santo, à morte e ao significado alegórico das coisas. Buscaremos compreender de que forma todos esses elementos estão ligados à moda. Numa tentativa de colar tantos “fragmentos”, nosso fio condutor será a teoria benjaminiana da alegoria, conforme está discutida no livro Origem do drama barroco alemão, especificamente no capítulo “Alegoria e drama barroco”.

Palavras-chave


alegoria; drama barroco; moda e morte.

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Referências


BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

GARCIA, Wilton. Introdução ao cinema intertextual de Peter Greenaway. São Paulo: Annablume; UniABC, 2000.

LEOPARDI, Giacomo. Diálogo da moda e a morte. In: LUCCHESI, Marco (Org.). Opúsculos morais: poesia e prosa. Trad. Affonso Félix de Sousa et al. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. p. 324-327.

O BEBÊ santo de Mâcon. Direção: Peter Greenaway. Inglaterra: Channel Four Films, 1993. 117 min., son., color., ingl., legendado.

ROUANET, Sérgio Paulo. Apresentação. In: BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984. p.11-47.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.123-134

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Cadernos Benjaminianos
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