Duas ou três coisas sobre a montagem das imagens em Jorge de Lima
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
A PINTURA em pânico: Fotomontagens: Jorge de Lima. Catálogo da exposição (com a íntegra do livro homônimo de Jorge de Lima, de 1943), maio de 2010, 136p.
AMIEL, Vincent. Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2007.
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. Fotomontagem e Colagem Poética em Jorge de Lima. O Eixo e a Roda: v. 9/10, 2003/2004, p. 53-73. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit. Acesso em: mar. 2011.
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BENJAMIN, Walter. Alegoria e drama barroco. In: ______. Documentos da cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix, 1986.
BENJAMIN, Walter. Paris: capital do século XIX. In: COSTA LIMA, Luis. (Org.). Teoria da Literatura em suas Fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983,. v. 2.
BENJAMIN, Walter. Paris: capitale du XIXe siècle. Paris: Editions du Cerf, 1993.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte; São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial, 2006.
BENJAMIN, Walter. Écrits Français. Paris: Folio-Gallimard, 1991.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1978.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed.34, 1988.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas. Une arquéologie du savoir visuel. Seminário promovido pela L’École des Hautes Études en Sciences Sociales. Paris: Institut Nacional d’Histoire de l’Art, outubro de 2009 a maio de 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: como levar o mundo nas costas? Sopro, n. 41, dez. 2010. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n41.html. Acesso em: jan. 2011.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
FOUCAULT, Michel. Introdução à vida não-fascista. Preface. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. New York: Viking Press, 1977.
FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer. In: ______.ESB, v. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
FREUD, Sigmund. Construções em Análise. In: ______. ESB, v. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. 1975.
FREUD, Sigmund. Carta 52. In: ______. Edição Standard Brasileira das obras completas de Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
FREUD, Sigmund. O Inconsciente. In: ______. ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1988a, p. 165-222.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.
LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o Conceito de História”. São Paulo: Boitempo, 2005.
SOUZA, Carlos Roberto. Cinema em Tempos de Capanema. In: BONEMY, Helena. (Org.). Constituição Capanema. Rio de Janeiro: ED. FGV; Bragança Paulista (SP): Ed. Universidade São Francisco, 2001.
VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999.
VELLOSO, Mônica. Cultura e poder político. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi et al. (Org.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.5.44-52
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.