Duas ou três coisas sobre a montagem das imagens em Jorge de Lima

Patricia Carmello

Resumo


Este artigo parte da noção de montagem para analisar as Fotomontagens de Jorge de Lima, através de contribuições de autores da Psicanálise e da Teoria da Arte, bem como estudos sobre as vanguardas do início do século passado. Aqui, comparo a montagem de imagens artísticas a uma montagem surrealista de imagens de memória.

Texto completo:

PDF

Referências


A PINTURA em pânico: Fotomontagens: Jorge de Lima. Catálogo da exposição (com a íntegra do livro homônimo de Jorge de Lima, de 1943), maio de 2010, 136p.

AMIEL, Vincent. Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2007.

ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. Fotomontagem e Colagem Poética em Jorge de Lima. O Eixo e a Roda: v. 9/10, 2003/2004, p. 53-73. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/poslit. Acesso em: mar. 2011.

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas I. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BENJAMIN, Walter. Alegoria e drama barroco. In: ______. Documentos da cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix, 1986.

BENJAMIN, Walter. Paris: capital do século XIX. In: COSTA LIMA, Luis. (Org.). Teoria da Literatura em suas Fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983,. v. 2.

BENJAMIN, Walter. Paris: capitale du XIXe siècle. Paris: Editions du Cerf, 1993.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte; São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial, 2006.

BENJAMIN, Walter. Écrits Français. Paris: Folio-Gallimard, 1991.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1978.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed.34, 1988.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas. Une arquéologie du savoir visuel. Seminário promovido pela L’École des Hautes Études en Sciences Sociales. Paris: Institut Nacional d’Histoire de l’Art, outubro de 2009 a maio de 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas: como levar o mundo nas costas? Sopro, n. 41, dez. 2010. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n41.html. Acesso em: jan. 2011.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

FOUCAULT, Michel. Introdução à vida não-fascista. Preface. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. New York: Viking Press, 1977.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer. In: ______.ESB, v. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

FREUD, Sigmund. Construções em Análise. In: ______. ESB, v. XXIII. Rio de Janeiro: Imago. 1975.

FREUD, Sigmund. Carta 52. In: ______. Edição Standard Brasileira das obras completas de Freud, v. I. Rio de Janeiro: Imago, 1988.

FREUD, Sigmund. O Inconsciente. In: ______. ESB, v. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1988a, p. 165-222.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008.

LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

LÖWY, Michel. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o Conceito de História”. São Paulo: Boitempo, 2005.

SOUZA, Carlos Roberto. Cinema em Tempos de Capanema. In: BONEMY, Helena. (Org.). Constituição Capanema. Rio de Janeiro: ED. FGV; Bragança Paulista (SP): Ed. Universidade São Francisco, 2001.

VALÉRY, Paul. Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999.

VELLOSO, Mônica. Cultura e poder político. In: OLIVEIRA, Lúcia Lippi et al. (Org.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.5.44-52

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.