As emendas silenciosas de O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago: hipóteses e possibilidades

Edgard Murano Fares Filho

Resumo


Resumo: O rascunho do romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor português José Saramago (1922-2010), oferece uma boa oportunidade para o estudo do método criativo do autor à luz da Crítica Textual e Genética. Por meio do levantamento, organização e interpretação das marcas de edição deixadas no documento pelo escritor – acréscimos, supressões, substituições, inversões de palavras e enunciados etc. – é possível entrar em contato com o processo editorial que deu origem à obra. De modo que, sob a forma de uma edição crítico-genética, a comparação entre os originais e a primeira edição (editio princeps) ajuda a estabelecer os critérios que norteiam as intervenções do autor sobre o texto, mostrando que nem todas as alterações previstas no original foram acatadas pela versão impressa.

Palavras-chave: crítica genética; filologia; crítica textual; literatura portuguesa; José Saramago.

Abstract: The drafts of the novel The year of the death of Ricardo Reis (1984), by the Portuguese writer José Saramago (1922-2010), offer a good opportunity to study the author’s creative method in the light of Textual and Genetic Criticism. By gathering, organizing and interpreting the editing marks left on the paper by the writer – additions, suppressions, substitutions, inversions of words and statements, and others, – it is possible to approach the editorial process that gave rise to the work. From a critical and genetic perspective, the comparison between the original texts and the final version in the first edition (editio princeps) helps to define the criteria that guided the interventions of the author, showing that not all changes in the original document were accepted in the printed version.

Keywords: genetic criticism; philology; textual criticism; Portuguese literature; José Saramago.


Palavras-chave


genetic criticism; philology; textual criticism; Portuguese literature; José Saramago.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.53-65

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