As Memórias (1865), de Hector Berlioz: legitimação e rasura de um autor / The Memoirs (1865), by Hector Berlioz: Legitimation and Erasure of an Author

Celina Maria Moreira de Mello

Resumo


Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor uma releitura das Memórias (1865) de Berlioz, desenvolvendo a hipótese de um ethos autoral rasurado. Será revisitado o conceito de ethos e sua funcionalidade na interpretação do discurso literário (MAINGUENEAU, 2004), desnaturalizado e visto como um constructo cultural. A interrogação voltada para a autobiografia de Berlioz demandou, para além da Análise do Discurso, o recurso a métodos de leitura provenientes de abordagens oferecidas pela história da edição e as teorias do campo literário (BOURDIEU, 1992). Nas Memórias de Berlioz combinam-se estratégias discursivas de projeção de um ethos de compositor, assim como da afirmação e rasura de um ethos de escritor, compondo uma persona de artista romântico.

Palavras-chave: Berlioz; memórias; romantismo; ethos.

Abstract: This article aims to propose a re-reading of Berlioz’s The Memoirs (1865), developing the hypothesis of an obliterated author ethos. It will revisit the concept of ethos and its functionality in the interpretation of literary discourse (MAINGUENEAU, 2004), denatured and seen as a cultural construct. In addition to analyzing the discourse, the question of Berlioz’s autobiography demanded the use of reading methods from approaches offered by the history of publishing and the theories of the literary field (BOURDIEU, 1992). Berlioz’s Memoirs combine discursive strategies of projection of a composer ethos, as well as the affirmation and erasure of an ethos of writer, composing a persona of romantic artist.

Keywords: Berlioz; memoirs; romanticism; ethos.


Palavras-chave


Berlioz; memórias; romantismo; ethos; memoirs; romanticism.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, R. L’ancienne rhétorique. Communications, n. 16, p. 172-223, 1970. Disponível em: www.persee.fr/doc/comm_0588-8018_1970_num_16_1_1236. Acesso em: 21 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.3406/comm.1970.1236.

BERLIOZ, H. Correspondance inédite de Hector Berlioz; avec une notice biographique par Daniel Bernard. 2. ed. Paris: Calmann Lévy, 1879. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1030594. Acesso em: 09 jan. 2019.

BERLIOZ, H. Grand traité d’instrumentation et d’orchestration modernes. Paris: Schonenberg, 1844. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9641228f. Acesso em: 26 set. 2018.

BERLIOZ, H. Mémoires. Edition présentée et annotée par Pierre Citron. Paris: Flammarion, 1991.

BLOOM, P. The life of Berlioz. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

BOURDIEU, P. Les règles de l’art; genèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil, 1992.

CEIA, C. Formalismo russo. E-Dicionário de termos literários (EDTL), Lisboa, 26 dez. 2009. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/formalismo-russo/. Acesso em: 21 jan. 2019.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dictionnaire d’analyse du discours. Paris: Seuil, 2002.

CHATEAUBRIAND. Mémoires d’outre-tombe. [S. l.]:Editions eBooksFrance, 2000. Disponível em: https://www.ebooksgratuits.com/ebooksfrance/chateaubriand_memoires_outre-tombe.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.

MAINGUENEAU, D. Le discours littéraire. Paris: Armand Colin, 2004.

MARTIN, H.-J.; MARTIN, O. Le monde des éditeurs. In: CHARTIER, R.; MARTIN, H.-J. Histoire de l’édition française: Le temps des éditeurs, du Romantisme à la Belle-Époque. Paris: Fayard, 1990. p. 176-238.

MELLO, C. M. M. Berlioz, poeta e músico. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 63, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/76268/46085. Acesso em: 15 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.76268.

MOLLIER, J.-Y. O dinheiro e as letras: história do capitalismo editorial. Tradução de Kátia Ayli Franco de Camargo. São Paulo: Edusp, 2010.

NAUGRETTE, F. Le théâtre romantique; histoire, écriture, mise en scène. Paris: Seuil, 2001.

RAMAUT, A. Berlioz, Hector: Voyage musical en Allemagne et en Italie (1844). Dictionnaire des écrits de compositeurs, [s. l.], 09 mar. 2018. Disponível em: https://dicteco.huma-num.fr/book/1999. Acesso em: 05 jan. 2019.

ROUSSEAU, J.-J. Julie ou la nouvelle Héloïse. [S. l.]: CDI Ecole alsacienne, [20--?]. Disponível em: https://www.ecole-alsacienne.org/CDI/pdf/1301/130128_ROU.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.

ROUSSEAU, J.-J. Les confessions. [S. l.]: Ebooks libres et gratuits, 2004. Disponível em https://ebooks-bnr.com/ebooks/pdf4/rousseau_les_confessions.pdf. Acesso em: 19 maio 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.24.3.177-192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Celina Maria Moreira de Mello

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.