A Río Fugitivo de Edmundo Paz Soldán: uma cidade distópica? / The Río Fugitivo of Edmundo Paz Soldán: A Dystopian City?

Graciela Ravetti, Eulálio Marques Borges

Resumo


Resumo: Este é um estudo sobre dois romances do escritor boliviano Edmundo Paz Soldán, Sueños Digitales (2000) e El delirio de Turing (2005 [2003]), destacando os tópicos da (1) urbe dividida entre um centro urbano caótico e uma periferia escura e (2) um governo federal com ares totalitários, aspectos pouco abordados até então pela crítica literária especializada. Objetivamos mostrar como a fictícia cidade de Río Fugitivo, onde transcorrem as histórias de Sueños Digitales e El delirio de Turing, funciona como uma espécie de microcosmo dos centros urbanos latino-americanos que conhecemos ao incorporar, parcialmente, em sua construção e em sua dimensão, características pertencentes a um subgênero da ficção científica contemporânea conhecido como cyberpunk. De acordo com nossa perspectiva, não se trataria de obras de ficção científica, mas sim com ficção científica, – gênero pelo qual o autor sempre demonstrou interesse.

Palavras-chave: ficção científica; cyberpunk; distopia; Río Fugitivo; Paz Soldán.

Abstract: This is a study of two novels by Bolivian writer Edmundo Paz Soldán, Sueños Digitales (2000) and El delirio de Turing (2005 [2003]), underlining the topics of (1) a city divided between a chaotic urban centre and a dark suburb and (2) a federal government leaning towards totalitarianism, elements that are yet to be widely explored by literary critics. The aim is to point out how the fictional city of Río Fugitivo, where the narratives of Sueños Digitales and El delirio de Turing are set, plays the role of a microcosm of the Latin American centres we know by partially incorporating, in the construction and dimension of the novels, characteristics that belong to the subgenre of contemporary science fiction known as cyberpunk. From this point of view, the books studied here would not be considered science fiction works but works containing the genre, which has always interested Soldán.

Keywords: science fiction; Cyberpunk; dystopia; Río Fugitivo; Paz Soldán.


Palavras-chave


ficção científica; cyberpunk; distopia; Río Fugitivo; Paz Soldán; science fiction; Cyberpunk; dystopia.

Texto completo:

PDF

Referências


AMAR SÁNCHEZ, Ana María. Del cine al ciberespacio. Narrativa y medios masivos en la tradición literaria latinoamericana. Iberoamericana, Berlim, v. 8, n. 29, p. 91-104, 2008. Disponível em: https://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/iberoamericana/article/view/834. Acesso em: 10 ago. 2016.

AMARAL, Adriana. Visões perigosas – uma arque-genealogia do cyberpunk: do romantismo gótico às subculturas. Comunicação e cibercultura em Philip K. Dick. 2005. 328f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/410/o/Uma_arque-genealogia_do_cyberpunk_-_do_romantismo_gótico....pdf. Acesso em: 07 fev. 2018.

AYRES, Fernando Guilherme. Distopias futurísticas: aproximações e distanciamentos entre 1984, de G. Orwell, e V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd. In: CAVALCANTI, Ildney; CORDIVIOLA, Alfredo. Os retornos das utopias: histórias, imagens, experiências. Maceió: Edufal, 2015. p. 237-264.

BERTELLI, Michelle. La guerra interminable: 15 años de lucha por el agua en Bolivia. El País, Cochabamba, 30 jul. 2015. Disponível em: http://elpais.com/elpais/2015/07/13/planeta _futuro/1436796771_984802.html. Acesso em: 10 ago. 2016.

BIANCO, Adriana. Edmundo Paz Soldán. Walking the tightrope. Américas, Washington, v. 63, n. 1, p. 62-63, 2011.

BROWN, J. Andrew. Chapter 4: Neoliberal Prosthetics in Postdictatorial Argentina and Bolivia: Carlos Gamerro and Edmundo Paz Soldán. In: ______. Cyborgs in Latin America. New York: Palgrave Macmillan, 2010. p. 113-144. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230109773_5.

DE CERCA - Edmundo Paz Soldán. [S. l.: s. n.], 14 mar. 2018. 1 vídeo. (55 min). Publicado pelo canal: Biblioteca Virtual Carlos D. Mesa Gisbert. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=INNK-FnHzsc. Acesso em: 27 mar. 2017. Versão postada no YouTube de programa veiculado no começo dos anos 2000 na rede de TV boliviana PAT.

FUGUET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. McOndo. Barcelona: Grijalbo Mondadori, 1996.

GARCÍA MARQUEZ, Gabriel. Cien años de soledad. 9. ed. Barcelona: Debolsillo, 2012.

GIBSON, William. Neuromancer. Tradução de Fábio Fernandes. 5. ed. São Paulo: Editora Aleph, 1984.

LEMOS, André. Ficção científica cyberpunk. O imaginário da cibercultura. ComCiência Online, Campinas, 2004. Disponível em: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/2004/10/11.shtml. Acesso em: 20 jul. 2018.

LUDMER, Josefina. Aqui América Latina. Uma especulação. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

MATIAS, Marcus Vinícius. A gênese do mal: distopia e violência na ficção detetivesca. In: CAVALCANTI, Ildney; CORDIVIOLA, Alfredo. Os retornos das utopias: histórias, imagens, experiências. Maceió: Edufal, 2015. p. 285-314.

MORALES, Ed. The New America’s Virtual Truth. Library Journal, Nova York, p. 21-23, 2001.

PAZ SOLDÁN, Edmundo. El delirio de Turing. 3. ed. Buenos Aires: Santillana de Ediciones, 2005.

PAZ SOLDÁN, Edmundo. Sueños Digitales. La Paz: Santillana de Ediciones, 2000.

RAMOS ORTEGA, Belén. Avatares literarios: Edmundo Paz Soldán o las nuevas tecnologías en la narrativa actual. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, Alicante, p. 225-231, 2013. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/avatares-literarios-edmundo-paz-soldan-o-las-nuevas-tecnologias-en-la-narrativa-actual/. Acesso em: 01 ago. 2016.

ROJO, Grínor. Para una historiografía cultural de América Latina. In: ______. Los gajos del oficio. Santiago: Lom Ediciones, 2014. p. 11-27.

TUCHERMAN, Ieda. A ficção científica como narrativa do mundo contemporâneo. ComCiência Online, Campinas, 2004. Disponível em: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/2004/10/09.shtml. Acesso em: 20 jul. 2018.

Y TAMBIÉN la lluvia. Direção: Icíar Bollaín. Produção: Juan Gordon. Intérpretes: Luís Tosar; Gael García Bernal; Raúl Arévalo; Karra Elejalde; Juan Carlos Aduviri; Carlos Santos. Produtora executiva: Pilar Benito. Direção de fotografia: Alex Catalán. Roteiro: Paul Laverty. Música: Alberto Iglesias. Espanha/México: Morena Films; Mandarin Films; Televisión Española; Vaca Films, 2011. 1 DVD (104 min), color.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.25.1.135-150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Graciela Ravetti, Eulálio Marques Borges

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.