Espanhol, língua estrangeira: um objeto fundamental

Márcia Paraquett

Resumo


O presente trabalho propõe que o ensino de Espanhol, Língua Estrangeira, deve ser feito sob o enfoque cultural. A partir dessa visão, sugere que nos Cursos de Letras das Universidades brasileiras, o ensino da Língua Estrangeira Instrumental ultrapasse os limites de instrumentos para a leitura de apoio teórico e se transforme em elemento fundamental à compreensão cultural das tradições do país da língua-alvo.

El presente trabajo propone que la enseñanza del Español, Lengua Extranjera, debe ser vista bajo el enfoque cultural. A partir de ese concepto, sugiere que en los Cursos de Letras de las Universidades brasileñas, la enseñanza de la Lengua Extranjera Instrumental sobrepase los límites de instrumentos para la lectura de apoyo teórico y se transforme en elemento fundamental a la comprensión cultural de las tradiciones del país de la lengua en estudio.


Palavras-chave


língua espanhola; lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrageira; cultura; lengua española; enseñanza y aprendizaje de lengua extrajera; Spanish; applied linguistics; foreign language teaching and learning; culture

Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Amado. Poesía Española. Madrid: Gredos, 1966.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. São Paulo: UNESP, 1993.

BARTHES, Roland. El placer del texto y lección inaugural. México: Siglo Veintiuno, 1996.

LAVANDERA, Beatriz. Curso de Lingüística para Análisis del Discurso. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1984.

PARAQUETT, Marcia. Destru(r)ir (Riso e Vozes Múltiplas em Jaguar en llamas, Arturo Arias). 1997. Tese (Doutorado) - USP, São Paulo, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.3.0.117-128

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1998 Márcia Paraquett