Breves considerações sobre índices de modalização e práticas de leitura

Ida Lucia Machado

Resumo


Resumo: Neste artigo, propomos uma abordagem dos índices de modalização. Tomamos como ponto de partida duas idéias “precursoras” sobre a subjetividade na linguagem – as de Bréal e Benveniste – para chegar à visão do conceito de modalidade segundo Patrick Charaudeau. Apresentamos, a seguir, uma proposição de classificação das categorias de modalização que, acreditamos, poderá ser amalgamada às idéias de Patrick Charaudeau. Para concluir, oferecemos uma sugestão de leitura das marcas modalizantes em uma tentativa de aplicação prática dos conceitos aqui examinados.
Palavras-chave: Leitura; modalização; análise do discurso; Michel Bréal; Émile Benveniste; Patrick Charaudeau.

Résumé: Nous nous proposons,  dans cet article, d’approcher les índices de modalisation. Nous nous appuyerons tout d’abord sur deux notions de base concernant la subjectivité, dues à Bréal et à Benveniste, pour pouvoir ainsi toucher à la modalisation selon Patrick Charaudeau. Nous proposons ensuite un classement de ce phénomène qui pourra, à notre avis, être amalgamé aux idées de Patrick Charadeau. Pour conclure, nous suggérons une approche pratique des théories ici examinées.
Mots-clés: Lecture; modalisation; analyse du discours; Michel Bréal; Émile Benveniste; Patrick Charaudeau.

Keywords: Lecture; modalization; discourse analysis; Michel Bréal; Émile Benveniste; Patrick Charaudeau.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSTIN, J. L. Quand dire, c’est faire. Paris: Seuil, 1962-1970.

BALLY, C. Linguistique générale et linguistique française. Berne: A. Francke, 1932-1944.

BANDEIRA, M. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1971.

BENVENISTE, E. Problèmes de linguistique générale, I. Paris: Tel Gallimard, 1966.

BENVENISTE, E. Problèmes de linguistique générale, II. Paris: Tel Gallimard, 1974.

BRÉAL, M. Essai de Sémantique: science de significations. Geneve: Slaktine, 1890-1976.

CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, P. Langages et discours. Paris: Hachette, 1983.

LE QUERLER, Nicole. Typologie des modalités. Caen: P.U.C., 1996.

MACHADO, Ida Lúcia. Les faits divers et leur application pédagogique. 1985. Dissertação (Mestrado) - USP, São Paulo, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.6.0.63-77

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2001 Ida Lucia Machado