O quadro de contrato comunicacional de Patrick Charaudeau e o texto literário

Renato de Mello

Resumo


Resumo: Este texto tem o objetivo de refletir sobre o quadro do contrato comunicacional de Patrick Charaudeau e sua aplicação no texto literário. Para Charaudeau (1984), uma aplicação no texto do discurso não pode privar-se de uma definição de sujeito da linguagem. Na troca linguageira, os sujeitos se constituem como comunicante, enunciador, destinatário e interpretante. O uso da Teoria Semiolingüística e do quadro comunicacional em textos literários se justifica por se acreditar que eles sejam capazes de dar conta do texto ficcional e por ajudar a esclarecer pontos complexos na estrutura do texto, nas instâncias enunciativas que compõem o texto literário.


Palavras-chave


Análise do discurso; semiolingüística; Patrick Charaudeau; comunicação; literatura.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARAUDEAU, P. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, P. Rôles sociaux et rôles langagiers. In: Actes du Coloque sur l’imeraction. Aix-en-Provence, set.1991.

CHARAUDEAU, P. Une théorie du sujet du langage. Langage et société. Paris, Maison des Sciences de L’Homrne, n. 28, jun. 1984.

MACHADO, I. L. Análise do discurso e seus múltiplos sujeitos. In: MACHADO, I. L. (Org.). Teorias e Práticas Discursivas. Estudos em Análise do Discurso. Belo Horizonte: Carol Borges; NAD-FALE-UFMG, 1998. p.111-121.

MAINGUENEAU, D. Pragmatique pour le discours littéraire. Paris: Bordas, 1990.

MELLO, R. Análise discursiva dos múltiplos sujeitos e silêncios sarrautianos. 2002. Tese (Doutorado) – FALE/UFMG, Belo Horizonte, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.8.0.41-54

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2003 Renato de Mello