Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis A4, área de Letras e Linguística, ano base de 2020.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.


Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES - 1º semestre de 2025

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES

Revista do Centro de Estudos Portugueses

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

1.º Semestre de 2025

 

 

Dossiê: Camilo Castelo Branco e a Irrequieta Heterodoxia


No ano em que se comemora o bicentenário do nascimento do escritor, o primeiro número de 2025 da Revista do Centro de Estudos Portugueses será dedicado a Camilo Castelo Branco. A despeito de ser um dos instauradores da modernidade literária no contexto da lusofonia, está longe de ser pacífico o sentido do seu legado. Persiste de certo modo um interesse vinculado à fecundidade operante da sua obra não raro marcada, porém, por uma dupla generalidade no que respeita ao seu valor estético e histórico. De um lado, a visão que a restringe, com afronta de toda a justiça, aos lugares-comuns de um romantismo que já passou pela ampulheta do tempo e aos arquivos empoeirados de um clássico da língua. De outro lado, a visão que a toma por fonte surpreendente e diversa de originalidade possivelmente inesgotável, acima de qualquer suspeita, sem atentar para a existência dos limites objetivos que a cercam. Se posições assim totalizantes não satisfazem, é porque não abrem caminho para as reais contradições que alimentam a atualidade do seu interesse. Não por acaso Óscar Lopes falou em “irrequieta heterodoxia”, ao refletir sobre Camilo, caracterizando assim não só a atitude no escritor refratária à estabilidade, mas formulando do mesmo modo um protocolo para a apreciação crítica da obra orientado pela mesma abertura à inconstância. Com isso em mente, convida-se a comunidade científica para o envio de textos que recoloquem em novas chaves essa mesma disposição de leitura que sempre marcou os importantes momentos da fortuna camiliana. São bem-vindas contribuições que discutam os aspectos permanentemente críticos da obra; revisem interpretações já sedimentadas; levem em conta os diferentes gêneros praticados, da ficção narrativa à historiografia, da poesia ao jornalismo, do drama à crítica literária, da tradução à epistolografia; que contemplem episódios da recepção; articulem a vida e a obra e as dificuldades do biografismo do Mestre de Seide; proponham estudos comparativos; e o que mais parecer pertinente à ocasião dos 200 anos.

 

Organizadores: Daniel Reizinger Bonomo (UFMG) e  Tânia Furtado Moreira (CITCEM / U. Porto)

Data-limite para envio de originais: 30/10/2024

Os trabalhos deverão ser encaminhados via Portal de Periódicos da Faculdade de Letras – UFMG.

http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cesp

 
Publicado: 2024-03-11 Mais...
 
Outras notícias...