Revista do Centro de Estudos Portugueses

Revista do Centro de Estudos Portugueses, criada em 1979, é o mais antigo periódico em atividade da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), estando vinculada desde sua origem ao  Centro de Estudos Portugueses. Trata-se de uma publicação semestral, com avaliação de pares, que tem como objetivo fomentar a produção teórica, crítica e ensaística na área de Literatura Portuguesa, dando a oportunidade para que pesquisadores do Brasil e do exterior divulguem suas pesquisas e contribuam para o debate qualificado nesta área de estudos. Destaca-se como um dos raros periódicos brasileiros destinados a difundir a produção acadêmica e a reflexão crítica estritamente sobre a literatura portuguesa.

 

Revista do Centro de Estudos Portugueses, established in 1979, is the oldest journal in activity at the School of Lettersof the Federal University of Minas Gerais (Brazil), being linked from its origin to the Center for Portuguese Studies. It is a peer-reviewed biannual journal that aims to promote theoretical, critical and essayistic production in the field of Portuguese Literature, giving the opportunity for researchers from Brazil and abroad to share their research and contribute to the qualified debate in this area of study. The journal stands out as one of the rare Brazilian periodicals focused strictly on Portuguese literature.

Qualis B2, área de Letras e Linguística, ano base de 2015.

Não se cobra nenhuma taxa pela publicação dos artigos.

Free of charge.


Notícias

 

CHAMADA PARA SUBMISSÕES - 1o semestre de 2023

 

Correspondências modernistas

Ainda estamos a celebrar diversos centenários de livros, autores e movimentos filiados a múltiplos modernismos portugueses e brasileiros, e nao só, e no âmbito dessas celebrações ainda falta um maior resgate das correspondências modernistas, fulcrais quer para contextualizar melhor várias amizades e acontecimentos, quer para expandir a obra conhecida de muitos artistas e escritores.

O primeiro número de 2023 da Revista do Centro de Estudos Portugueses estará dedicado ao estudo dessas correspondências. Interessa estudar as relações epistolares entre alguns modernistas e reunir trabalhos de pesquisadores que se dedicam ao tema. O estudo de cartas e trocas epistolares costuma aproximar a crítica da edição, e ser de índole interdisciplinar. Daí que este chamado seja um convite a investigadores de diversos campos e disciplinas para contribuírem a expandir o conhecimento do tema proposto. O intuito deste número é duplo: iluminar aspectos da rede de sociabilidade dos modernistas, na sua dimensão nacional e transatlântica; e pensar a contribuição da epistolografia para o aprofundamento da história literária dos modernismos.

Organizadores:
Jerónimo Pizarro (Universidad de los Andes)
Enrico Martines ((Università di Parma)
Marcos Antônio de Moraes (Universidade de São Paulo)

 
Publicado: 2022-08-10
 
Outras notícias...