Apologia do devir-mundo na novela Boa noite Sr. Soares de Mário Cláudio / Apology of becoming-world in the novel Boa noite, Sr. Soares of Mário Cláudio

Arturo Francisco Diaz

Resumo


Resumo: Partimos da contextualização e ancoragem da novela Boa noite, Sr. Soares, nas passagens matricias do Livro do desassossego, para explicarmos as diferenças na reescrita ficcional de Mário Cláudio. Se no Livro do desassossego, e na perspectiva de Bernardo Soares, o moço de recados que trabalha no escritório é um feliz nómada nos reinos da imaginação, nesta ficção pós-moderna de Mário Cláudio, recria-se uma atmosfera épocal datada e um clima sócio-político, onde se move o protagonista, António Felício, gravitando em torno do enigmático, Bernardo Soares. Assim, somos confrontados com a banalidade da vidinha de Felício, sitiada pelo meio familiar e a opressiva atmosfera da ditadura. E por contágio de singularidades afectivas e perceptivas, no plano de imanência que os envolve, António lá vai experimentando também o seu devir-mundo, a sua linha de fuga, real e imaginária, ao opressivo e castrador quotidiano banal, através dos seus devaneios mentais, quase delírios da geografia e da mitologia. Com a particularidade de já não estar envolto na aura de singular viajante feliz com que Bernardo Soares o coroara no Livro do desassossego. Aqui, nesta ficção pós-moderna com reescrita paródica, irónica e distanciada, e em tudo o resto, António da Silva Felício é apresentado como um qualquer cidadão comum daquela época que vive a vida de toda a gente, excepto naqueles momentos de individuação singular intensiva por hecceidades afectivas e perceptivas, quando entra e experimenta o devir-mundo.

Palavras-chave: devir; ficção; pós-moderno.

Abstract: We begin with the contextualization and anchoring of the novel Boa noite, Sr. Soares in the matrician passages of the Livro do desassossego, to explain the differences in the fictional rewriting of Mário Cláudio. If in the Livro do desassossego, and in the perspective of Bernardo Soares, the office boy who works in the office is a happy nomad in the realms of the imagination, in this postmodern fiction of Mário Cláudio, recreates a dated epocal atmosphere and a partner climate political, where the protagonist, António Felício moves, gravitating around the enigmatic, Bernardo Soares. Thus, we are confronted with the banality of Felício’s life, surrounded by the family environment and the oppressive atmosphere of the dictatorship. And through contagion of affective and perceptive singularities, in the plane of immanence that surrounds them, Antonio there also experiences his becoming-world, his real and imaginary escape line, to the oppressive and banal daily castrator, through his mental daydreams, almost delusions of geography and mythology. With the particularity of being no longer enveloped in the aura of the singular happy traveler with whom Bernardo Soares had crowned him in the Livro do desassossego. Here, in this postmodern fiction with parody, ironic and distanced rewriting, and in everything else, António da Silva Felício is presented as any ordinary citizen of that era who lives the lives of all people, except in those moments of singularly intensive individuation by affective and perceptive hecceities, when entering and experiencing the becoming-world.

Keywords: overcoming; fiction; post-modern.


Palavras-chave


Devir-mundo; ficção; pós-moderno; overcoming; fiction; post-modern.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.38.59.39-47

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