Um retrato de Sophia / Sophia’s Portrait

Renata Soares Junqueira

Resumo


Resumo: Este artigo propõe uma reflexão breve sobre os tênues limites entre filme documentário e filme de ficção a propósito da obra inaugural da cinematografia do realizador português João César Monteiro (1939-2003): Sophia de Mello Breyner Andresen, curta-metragem de 1969. Se a essência do cinema documentário passa pelo flagrante de aspectos do real, então é preciso considerar que César Monteiro registrou, com maestria, a vida autêntica de Sophia precisamente nos inesperados lapsos das suas poses e da sua calculada performance como protagonista de filme.

Abstract: This article proposes a brief reflection on the tenuous borders between documentary film and fiction film regarding the inaugural work of cinematography by Portuguese director João César Monteiro (1939-2003): Sophia de Mello Breyner Andresen, a short film from 1969. The essence of documentary cinema involves capturing aspects of the real, so it is necessary to consider that César Monteiro masterfully recorded Sophia’s authentic life precisely in the unexpected lapses of her poses and her calculated performance as the protagonist of this film.


Palavras-chave


João César Monteiro; Sophia de Mello Breyner Andresen; cinema moderno; modern cinema; documentary

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Referências


MONTEIRO, João César (Dir.). Sophia de Mello Breyner Andresen. Portugal, 1969, 35mm, p&b, 17’. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VDi1av1fgzo. Acesso em: 8 jun. 2023.

SANTOS, João César. Entrevista com João César Santos. Por Denis Cintra. O tempo e o modo (Lisboa), 1ª séria, n. 69-70, p. 403-410, mar-abr. 1969.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.44.71.%25p

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