Ontem não te vi em Babilónia: territórios da memória, tempo de silêncio e solidão

Vera Lúcia Ramos de Azevedo

Resumo


O artigo pretende analisar o romance Ontem não te vi em Babilónia, de António Lobo Antunes, centrando a reflexão nos aspectos relacionados às estratégias narrativas empregadas pelo autor. Inicialmente, o caráter descontínuo e fragmentado dos relatos dos narradores será acompanhado através da oscilação entre memória e esquecimento. Em seguida, também com base em Ricoeur, a análise procurará investigar o processo de configuração e de refiguração da narrativa empreendido pelos narradores, em sua tentativa, ainda que precária ou mesmo fracassada, de estabelecer, através de sua ação narrativa, uma vivência no tempo.

Cet article se propose d’analyser le roman Ontem não te vi em Babilónia, écrit par António Lobo Antunes, en posant la réflexion sur les aspects relatives aux stratégies narratives employées par l’auteur. D’abord, on essaye d’y observer le parcours discontinu et fragmenté des rapports, à travers l’oscillation entre la mémoire et l’oublie. Ensuite, encore d’après Ricoeur, on y tourne vers le processus de configuration et de refiguration de la narrative produite par les narrateurs, si on y considere leur tentative d’obtenir, à cause de cette action, une expérience dans le temps, même qu’incertaine ou déchirée.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.33.49.153-168

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Direitos autorais 2013 Vera Lúcia Ramos de Azevedo

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ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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