Uma leitura do filme Vou para casa, de Manoel de Oliveira

Celia Cavalheiro

Resumo


Uma leitura do filme Vou Para Casa, de Manoel de Oliveira,  como uma metáfora da impossibilidade do ser humano  de se distanciar de si mesmo, recorrendo eternamente à  imagem da ‘volta a casa’, como um modo de sobrevivência  perante as adversidades da vida. Sob a ótica de temas  frequentes na obra do diretor, como a questão do jogo de  cena, a herança teatral, servindo de apoio a diferentes  enfoques para a estrutura narrativa cinematográfica. A  análise trata também da postura do homem perante as  tragédias pessoais e sua necessidade de se desvencilhar da  realidade, protegendo-se nas camadas das diversas  personalidades assumidas.

A reading of Manuel de Oliveira’s Vou Pra Casa as a  metaphor for the impossibility of human beings to distance  themselves from their own life, eternally recurring to the  image of ‘going home’ as a way of surviving before the  adversities of life. Usual themes of the director work like  the mise-en-scène and the theatrical request, serves the  purpose of supporting different focus of the cinematography  structure. The analysis also deals in such as the posture of  men thrown before personal tragedy and its need to shake  off reality guarding himself in different personae.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.11-24

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Direitos autorais 2010 Celia Cavalheiro

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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