Uma romancista francesa e um diretor português: relação entre literatura e cinema

Viviane Cunha

Resumo


Este artigo tem como objetivo estabelecer uma comparação  entre o romance do século XVII, A Princesa de Clèves e o  filme A Carta, do diretor português Manoel de Oliveira,  cujo argumento tem como ponto de partida o romance de  Madame de La Fayette. Enquanto o primeiro aborda uma temática cortês, de época, tendo o discurso epistolar como  motivo principal, o segundo transpõe a trama para Paris  atual, guardando, porém, aquilo que é essencial na obra  da escritora francesa: a idéia do jansenismo. Em ambas as obras essa questão está apenas implícita, mas, as  personagens principais e as tramas em si mesmas  incorporam a ideologia jansenista.

Cet article a pour but une étude comparative entre le  roman de Madame de La Fayette, La Princesse de Clèves et  le filme La Lettre, du réalisateur portugais Manoel de  Oliveira, transposé dans le Paris contemporain, d’après le  roman de Madame de La Fayette. Si le premier aborde un  thème courtois du XVIIe siècle avec comme motif principal  le discours épistolaire, le deuxième aborde ce qui est au  coeur de l’ouvrage de l’écrivaine française: l’idée du  jansénisme. Dans les deux oeuvres cette question est  seulement implicite, mais les personnages principaux et  les trames en elles-mêmes incorporent l’idéologie  janséniste.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.89-107

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Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

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