Infância e espacialização do bairro judeu nos romances Bom Retiro, de Eliezer Levin e A Guerra no Bom Fim, de Moacyr Scliar

Élcio Cornelsen

Resumo


Os romances Bom Retiro, de Eliezer Levin e A Guerra no Bom Fim , de Moacyr Scliar, ambos publicados em 1972, retratam a infância nos bairros judeus do Bom Retiro, em São Paulo, e do Bom Fim, em Porto Alegre, respectivamente. Seguindo os passos da tradição literária de autores como Scholem Aleichem, um dos mestres da Literatura Íidiche, Levin e Scliar transportam para o bairro judeu o modus vivendi das aldeias do Leste Europeu, e este processo passa necessariamente pelo olhar das crianças, protagonistas de ambos os romances. Outro aspecto que aproxima os referidos romances é o fato de que, neles, constata-se a relação entre a Literatura e outras Artes: no caso de Levin, o protagonista “amplia” seu universo através das matinês no cinema e das histórias em quadrinhos; no livro de Scliar, o protagonista transfere para o universo do Bom Fim desde imagens chagallianas até super-heróis.

Las novelas Bom Retiro, de Eliezer Levin y A Guerra no Bom Fim, de Moacyr Scliar, ambas publicadas en el año 1972, retratan la infancia en los barrios judíos de Bom Retiro, en São Paulo, e de Bom Fim, en Porto Alegre, respectivamente. Siguiendo los pasos de la tradición literaria de autores como Scholem Aleichem, uno de los maestros de la Literatura Ídish, Levin y Scliar transportan para el barrio judío el modus vivendi de las aldeas de Europa del Este, y este proceso pasa necesariamente por la mirada de los niños, protagonistas de las dos novelas. Otro aspecto que acerca las referidas novelas es el hecho de que, en ellas, se observa la relación entre la Literatura y las otras Artes: en el caso de Levin, el protagonista “amplía” su universo a través de la matinée en el cine e de las historietas; en el libro de Scliar, el protagonista transfiere para el universo de Bom Fim desde imágenes chagallianas hasta superhéroes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.26.35.97-106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2006 Élcio Cornelsen

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.